segunda-feira, 9 de março de 2009

 Um ano após o nascimento do filho Raul, Vanessa Giácomo está de volta à televisão. A atriz será Rosinha em 'Paraíso', remake da novela escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1982, que estréia dia 16 no horário das 18h, na Globo, com adaptação das filhas Edmara e Edilene Barbosa. Queridinha do autor, esta é a terceira novela de Benedito em que atua.

"O desafio é ainda maior porque é um universo que já fiz. É o mesmo autor, a mesma linguagem", conta ela, que não assistiu à primeira versão da novela para não se influenciar.

Na trama, Rosinha é criada pela mãe, Zefa (Soraya Ravenle), na fazenda do patrão Eleutério (Reginaldo Faria). A moça se apaixona por Zeca (Eriberto Leão), filho do fazendeiro, que é conhecido como filho do diabo porque seu pai cria dentro de uma garrafa 'o coisa ruim'. "Estou descobrindo a personagem aos poucos. A Rosinha é muito bacana, mas vive um conflito por ser apaixonada pelo irmão de criação. Ela fala o que pensa, é rica, intensa, muito diferente de tudo o que já fiz", conta.

Rosinha e Zeca foram criados como irmãos, mas ela sonha se casar com ele. "Rosinha é sem pudores. Não tem culpa de ter se apaixonado pelo irmão. Na hora que ele quiser, ela casa. É quase um amor proibido", antecipa.

Os laços ultrapassam o limite da ficção para a vida real. Este é o quinto trabalho de Vanessa com Eriberto Leão. "O Eri é meu irmão. Agora somos irmãos 'de verdade'. Temos química e total liberdade em cena", diverte-se ela, que gosta do ambiente rural sempre retratado nas tramas de Benedito. "Gosto da linguagem simples do campo. Tem uma verdade nas coisas que você fala", reflete.

A vida rural traz à tona lembranças de infância da atriz, criada em Volta Redonda. "Desde pequena freqüentava a fazenda da família do meu pai no Sul de Minas. Nunca perdi minha simplicidade." O tempo em que ficou afastada da TV, ela aproveitou para se dedicar a uma de suas maiores paixões: a sétima arte. Vanessa fez o filme 'O Menino da Porteira', que estreou sexta-feira, quando o filho tinha apenas quatro meses. Tempos depois, passou dois meses em Londres filmando o longa 'Jean Charles', inspirado na vida do brasileiro que foi executado em Londres pela polícia em 2005.

Mais madura após ser mãe

A maternidade trouxe mais segurança e maturidade à vida de Vanessa Giácomo. Ela diz que mudou muito após o nascimento de Raul, de 1 ano, seu filho com o ator Daniel de Oliveira.

"Ganhei muito com a maternidade. Senti um amadurecimento em todos os meus trabalhos. Você fica mais segura de si. Tem uma criança que depende de você".

Enquanto está trabalhando em 'Paraíso' no Projac — complexo de estúdios da Globo —, o filho fica sob os cuidados e paparicos das avós. "É uma correira, mas tenho uma mãe e uma sogra maravilhosas, que me ajudam. Só sinto mesmo é saudade. Não preciso ficar preocupada", conta.

Quando está de folga, a atriz só quer saber de Raul. "É a minha riqueza. Sempre o levei para o set de filmagens. Mas no estúdio fica mais complicado". Preocupada com a boa forma, ela conta que tem se exercitado com o personal trainer Édimo.